sábado, 1 de maio de 2010

A Profissão - Relações Publicas



Versatilidade é a palavra-chave para este profissional. Conceitos como alianças estratégicas, mediação de conflitos, gerenciamento de crises, construção de reputação e identidade certamente são alguns dos mais usados na área. "Nós encontramos o nosso espaço para trabalhar com a retomada do viés do planejamento estratégico da Comunicação", afirma Júlio Barbosa, presidente da ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas.

Segundo Barbosa, o profissional de RP está começando a ser compreendido agora. "Até pouco tempo, ninguém entendia o que fazia um RP. Falavam: 'ah, você faz festinha?'", brinca ele. Isso porque a profissão lida com algo nada palpável, difícil de ser realmente explicado de modo prático.

A grande virada para a profissão de Relações Públicas, no Brasil, aconteceu na década de 1980. "O RP começou fazendo assessoria de imprensa, porque, naquela época, jornalista que fazia assessoria de imprensa era rechaçado por todos os colegas. Abraçamos a função, mas logo descobrimos que não bastava fazer assessoria. Você tem de pensar em planejamento de comunicação com visão em todos os públicos. A gente começa a falar em comunicação organizada e estruturada. É aí que as corporações começam a pensar: como eu planejo minha imagem?", continua o especialista, garantindo que, nos Estados Unidos, as grandes empresas já tinham esse pensamento desde a década de 1960.

A globalização, a agilidade da informação e a alta tecnologia são fatores que levaram ao fortalecimento do RP, que se situou e soube "tomar o seu espaço" definitivamente no final da década de 90 e início dos anos 2000. "As empresas têm de se preocupar. A informação antes sonegada hoje está em tempo real na Internet. Uma reputação manchada, para ser reconquistada, são anos e anos. Então, aqueles que têm boa reputação hoje jogam pesado para mantê-la. E quem vai fazer isso? O RP.", conclui.


Fonte: Guia das Profissões

beijinhoss a todos

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