quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nascidos para socializar


Ele é um animal marinho que ganhou mais simpatia mundial através do simpático personagem “Flipper”, estrela do seriado e do filme com o mesmo nome. O golfinho foi o escolhido pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas para ser a mascote das Relações Públicas. Mais precisamente, o golfinho rotador, justificado pelo Conferp como “um dos animais mais comunicativos e sociáveis do planeta”.
A grande inteligência dos delfins é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro, é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. Ademais, são extremamente divertidos. Nenhum animal, com a exceção do homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução.

Conforme a Portaria Número 63/2003 do Conferp, a escolha deu-se pelo fato de que o golfinho rotador é um dos animais mais comunicativos e sociáveis do planeta. Tanto o golfinho, quanto o profissional de Relações Públicas precisam de pesquisas científicas mais bem aprofundadas. Além disso, ambos estabelecem diferentes formas de comunicação para interagirem com seus públicos.

Por sua vez, Roberto José Porto Simões, no livro Relações Públicas – Quem sabe, faz e explica, critica a escolha pelo golfinho. Segundo o teórico, a escolha dá margem à interpretação de que, assim como o mamífero, os profissionais de Relações Públicas “são condicionados para servir de brincadeiras para o homem”, não simbolizando totalmente a atividade. Completa dizendo que “estabeleceu-se burocraticamente a sua representatividade, esquecendo que ciência não se faz por decreto, mas por busca de conceitos e princípios.”

Alguns profissionais da área citam o ornitorrinco como o animal que representaria melhor as Relações Públicas, pois são dotados de muitas características, que os fazem adaptáveis a diferentes situações e que tornam confusa sua identificação e definição.



Fonte:Ariel Soldatelli
Felipe Hammes Rodrigues
Renata Gomes Folletto
Tiago Allmer Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário